Paróquia de Campelos

Vamos voltar a participar na Missa!

27/05/2020

A partir do dia 31 de Maio, Solenidade do Pentecostes, serão retomadas as Celebrações com a presença de fiéis. Para que tudo possa correr com segurança é necessário que todos cumpram as normas.

Cabeça Gorda | Igreja de Nossa Senhora de Fátima | 9h | receção dos fiéis a partir das 8h15 (cerca de 100 lugares)

Campelos | Igreja do Imaculado Coração de Maria | 11h45 | receção dos fiéis a partir das 11h (cerca de 100 lugares)

Outeiro da Cabeça | Igreja de Nossa Senhora Rainha do Mundo | 10h15 | receção dos fiéis a partir das 9h30 (cerca de 100 lugares)

 

Num tempo diferente exige-se atenção redobrada. As indicações seguintes são de acordo com as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa e a Direção-Geral da Saúde.

1. Participação na Eucaristia:
– Os fiéis que estão, ou se sentem, doentes e que pertencem a grupos de risco não devem ir à Missa.

2. Entrada no espaço celebrativo:
– Os fiéis devem chegar entre 15 a 30 minutos antes à Igreja
– Estará à porta a Equipa de Acolhimento e Ordem (Ostiários) para auxiliar no cumprimento das normas de proteção e conduzir ao lugar os fiéis
– Os Ostiários ajudarão todos a respeitar as distâncias de segurança previstas pelas autoridades
– É obrigatório higienizar as mãos à entrada da celebração
– É obrigatório o uso de máscara, que só será retirada para receber a Comunhão Eucarística

3. Durante a celebração:
– Para a Comunhão Eucarística ninguém sai do seu lugar. Os Ministros da Comunhão passarão por todos os fiéis para fazer a distribuição do Corpo de Cristo
– O diálogo («Corpo de Cristo». – «Amen.») pronunciar-se-á de forma coletiva depois do «Senhor, eu não sou digno…», distribuindo-se a Eucaristia em silêncio e apenas nas mãos
– O peditório/ofertório da missa será feito à saída da celebração pela equipa de ordem e acolhimento

4. Saída do espaço celebrativo:
– Os fiéis deixam o espaço da celebração segundo as indicações da Equipa de Acolhimento no respeito pelas regras de distanciamento, e não se aglomeram nem no interior da Igreja nem à saída.

5. Exéquias Cristãs:
– Os velórios continuarão a ser realizados nas capelas mortuárias e os participantes serão em número que respeite as distâncias legais e as normas de segurança.
– A celebração exequial voltará a acontecer na igreja, tendo de estar garantidas as orientações de higiene e segurança prescritas para a celebração da Missa no que diz respeito ao distanciamento social.
– Os cortejos fúnebres a pé das Igrejas ao cemitério estão proibidos pelas autoridades públicas.

6. Peregrinações e romarias
– Peregrinações, procissões, festas, romarias (Círios), concentrações religiosas, acampamentos e outras atividades similares em grandes grupos, possíveis de forte propagação da epidemia, continuam suspensas até novas orientações.

Partilhar
Shopping Basket