Paróquia de Campelos

Centro Social e Paroquial

O Centro Social Paroquial Santo António de Campelos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com personalidade jurídica no foro canónico e civil, pertencente à Paróquia de Campelos.

Em 1991, por forte vontade do Rev. Padre José Rodrigues Paula, iniciou a sua atividade com valência de Creche aprovada pela Segurança Social para 33 crianças em espaço alugado na Cabeça Gorda, contando com o entusiasmo dos cristãos locais liderados pela Graciete Rodrigues e com o apoio da Junta de Freguesia.

O ATL (Atividades de Tempos Livres) abriu em 1996, também em acordo, para 30 crianças dos 6 aos 12 anos. Esta valência terminou em novembro 2006, durante esse tempo funcionou em instalações cedidas pela Igreja do Imaculado Coração de Maria, em Campelos.

Em 2000 foi criada uma Empresa de Inserção com 4 áreas de ação: refeições, padaria, limpeza e lavandaria. O objetivo é promover competências profissionais, pessoais e sociais inserindo no mercado de trabalho desempregados de longa duração. Ainda que a Empresa de Inserção tenha encerrado mantemos estas atividades a funcionar.

No mesmo ano iniciou-se a negociação do terreno para a construção de instalações próprias. A Câmara Municipal de Torres Vedras viria a ceder o terreno em troca da área social da Urbanização Quinta das Malhadinhas. Após várias campanhas de angariação de fundos e apoios estatais foi iniciada a obra em 2007, tendo sido inaugurada a 28 de setembro de 2008 como Creche do Menino Jesus, sede do Centro Social e Paroquial de Santo António de Campelos. Desde a sua fundação tem tido como Presidente da Direção o sacerdote afeto à Paróquia.

O Gabinete de Intervenção Comunitária foi criado em 2011 é um projeto social da Freguesia de Campelos promovido pelo Centro Social Paroquial Santo António dos Campelos. A criação deste gabinete visa o estudo, intervenção e apoio sócio-terapêutico a famílias que se encontram expostas a fatores de risco.

Desde julho de 2012 que está em funcionamento a Cantina Social, que surge de um protocolo com Instituto de Segurança Social e tem o intuito de distribuir 100 refeições diárias a famílias carenciadas.

 

Para mais informações contacte o Centro Social e Paroquial de Santo António de Campelos através da página do Facebook ou do email: cspsac@sapo.pt.

Partilhar
Shopping Basket